Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gordura nas coxas, quadril e bumbum pode ser saudável

Pode não ser o sonho de todas as mulheres, mas acumular gordura no quadril, no bumbum e nas coxas pode ser muito saudável. Pelo menos essa é a conclusão de um estudo britânico publicado no International Journal of Obesity. Segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, a gordura nessas regiões do corpo pode prevenir problemas cardíacos e metabólicos.

De acordo com o estudo, a gordura nos quadris, nas nádegas e nas coxas elimina certos ácidos gordurosos e contém agentes anti-inflamatórios que evitam o entupimento de artérias. É preferível acumular alguns centímetros nessas áreas do que em torno da cintura, afirmam os pesquisadores.

Outro benefício dessa gordura localizada é que ela é mais difícil de ser queimada. Especialistas apontam que quando a gordura é muito facilmente quebrada ela libera substâncias que aumentam as chances de inflamações no corpo. Além disso, essas substâncias, conhecidas como citoquinas, são associadas a doenças cardiovasculares e diabetes.

Mas os responsáveis pela pesquisa garantem que nem toda gordura é benéfica. Segundo especialistas, a parte do corpo em que ela está localizada é uma questão fundamental. A gordura na região da barriga que dá ao corpo um formato de “maçã”, por exemplo, pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas.

“Gordura nos quadris e coxas é bom, mas ao redor da barriga não”, explicou o médicp Konstantinos Manolopoulos, que liderou o estudo. Segundo ele, quanto mais gordura nas coxas melhor, desde que a barriga seja poupada. “Infelizmente, é difícil conseguir uma sem a outra”, disse.