Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fundo da ONU para combate do ebola tem apenas 100 mil dólares

A instituição estima que 988 milhões de dólares seriam necessários para lidar com a epidemia nos próximos seis meses

Um fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para ações de combate ao ebola recebeu apenas 100.000 dólares (cerca de 245.000 reais) quase um mês após sua criação. De acordo com as estimativas da instituição, 988 milhões de dólares (2,4 bilhões de reais) seriam necessários para lidar com a epidemia nos próximos seis meses.

De acordo com o jornal The New York Times, o fundo recebeu promessas de vários governos e valores que totalizariam 20 milhões de dólares (49 milhões de reais), mas apenas os 100.000 dólares foram de fatos depositados, e por um único país, a Colômbia.

Doadores já deram dinheiro e outros tipos de contribuições no valor de 376 milhões de dólares (921,2 milhões de reais) para programas específicos da ONU, mas o fundo em si, que a ONU considera uma fonte flexível que poderia ser usada conforme o necessário para suprir os esforços de contenção do ebola, continua baixo.

A ONU está abordando países separadamente, em busca de doações em dinheiro ou outras formas de ajuda. Desde o início do surto, em março passado, foram registrados 8.997 casos de ebola, com 4.493 mortos, a maioria nos três países africanos, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado quarta-feira.

Leia também:

Origem, transmissão e como o ebola age no corpo

Ebola: como o vírus ‘burro’ se tornou uma epidemia

(Com Agência Brasil)