Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Férias escolares atrapalham rotina de hábitos saudáveis

Novo estudo mostrou que, nesse período, crianças e adolescentes consomem mais açúcar e menos vegetais. Além disso, os jovens também ficam mais tempo em frente à televisão do que no resto do ano

Crianças em férias escolares consomem mais açúcar, ficam mais tempo em frente à televisão e consomem menos vegetais do que no resto do ano. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia e publicado na última edição da revista científica Journal of School Health.

A pesquisa utilizou dados de um levantamento realizado com 6 453 crianças e adolescentes em idade escolar. Os jovens foram acompanhados durante o ano letivo e também nas férias escolares. Os pesquisadores então consideraram três medidas: o total de calorias consumidas por dia, número de porções de vegetais e a quantidade de açúcar ingerido. Além disso, eles também compararam os padrões de atividade física e alterações no tempo total diante da televisão.

LEIA TAMBÉM:

Uma hora por dia em frente à TV aumenta o risco de sobrepeso em crianças

Crianças com sobrepeso têm mais chance de se tornarem adolescentes obesos

Segundo os resultados, o comportamento dos alunos era pior, independentemente da renda familiar. Nas férias, eles assistiam, em média, 20 minutos a mais de programas televisivos e consumiam 85 gramas a mais de açúcar do que estão acostumados na rotina regrada. Curiosamente, a quantidade de atividade física não teve uma mudança significativa: eles praticavam cinco minutos a mais de exercícios em comparação ao período letivo.

“O ambiente escolar é essencial para estimular hábitos saudáveis nos jovens, como alimentação balanceada e atividade física”, disse Claire Wang, uma das principais autoras do estudo. “A partir dos nossos resultados, percebemos que as estratégias para prevenir a obesidade devem ser ampliadas para não ter efeito somente durante o ano letivo”.

(Da redação)