Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

FDA reconhece em documento a segurança e eficácia da vacina da Moderna

Divulgação ocorre às vésperas de reunião do comitê independente que dará seu parecer sobre uso emergencial do medicamento

Por Mariana Rosário Atualizado em 15 dez 2020, 11h00 - Publicado em 15 dez 2020, 10h32

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde nos Estados Unidos, publicou na manhã desta terça-feira, 15, uma análise detalhada da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna. A documentação funcionará como um direcionamento para a reunião de um comitê independente que avaliará os dados oferecidos pela farmacêutica. Nele, são reconhecidos dois pontos de grande importância para a aprovação de uso emergencial: a segurança e eficácia do fármaco.

A decisiva reunião do Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos da FDA  está marcada para ocorrer no próximo dia 17. Após o aval do comitê, a agência dará sua palavra final sobre a liberação emergencial do fármaco nos Estados Unidos, nos mesmos moldes da autorização da vacina da Pfizer, também para Covid-19, que ocorreu na semana passada.

Na documentação publicada pela FDA, é reconhecido que a vacina é 94% eficaz contra casos sintomáticos da Covid-19. Ratificando dados previamente divulgados pela empresa. A mesma publicação diz que, após as duas doses, a análise é positiva para um perfil seguro. Os estudos de fase 3 levaram em conta as evoluções clínicas de 30.000 participantes.

Publicidade