Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Falta de sono pode levar a depressão

Adolescentes que dormem pouco estão mais suscetíveis a depressão e pensamentos suicidas. A observação é de um estudo do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, publicado neste sábado na revista Sleep.

A pesquisa analisou 15.500 pacientes na faixa etária dos 12 aos 18 anos, na década de 90. A cada 15 pacientes, um estava deprimido.

Os estudiosos observaram que aqueles que iam dormir depois da meia-noite tinham 24% mais chance de ter depressão e estavam 20% mais propensos a desenvolver pensamentos suicidas do que os que iam se deitar antes das 22h.

A chance de se tornar uma pessoa deprimida é 71% maior nos adolescentes que dormem menos de cinco horas por noite, em comparação com os que descansam por oito horas. Os que dormem menos também tem 48% mais risco de pensar em se matar.

Em média, os adolescentes dormiam sete horas e 53 minutos por noite, menos do que as nove horas recomendadas para a faixa etária.

Consequências – O coordenador do estudo, James Gangwisch, salienta que a falta de sono afeta as respostas emocionais do cérebro e torna a pessoa mais agressiva e irritada, afetando a capacidade de julgamento e a concentração.

“A quantidade adequada de sono pode, então, ser uma medida preventiva contra a depressão e um tratamento para a depressão”, enfatizou.