Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exames só para pessoas com sintomas graves

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta sexta-feira que apenas os pacientes com sintomas graves da gripe suína farão os exames para confirmação da infecção pelo vírus H1N1. Os casos suspeitos com sintomas leves serão apenas encaminhados para isolamento domiciliar e medicados como se fosse uma gripe comum.

“Queremos garantir leitos para as pessoas que realmente precisam”, disse o ministro. Ele também pediu à população que, ao sentir sintomas de nova gripe, procure um posto de saúde comum ou um médico do plano de saúde. O objetivo da mudança de protocolo é evitar superlotação das 68 unidades de referência para tratar a doença.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o país tem 756 casos confirmados de gripe suína – 19 a mais que o número divulgado na quinta-feira. Os dados também mostram um aumento nos casos autóctones, aqueles cuja transmissão ocorre dentro do território nacional. Há três semanas eles representavam apenas 6% dos casos confirmados, hoje são 30%.

Para o ministro, no entanto, o crescimento do número de casos de gripe suína no Brasil tem relação com a chegada do inverno no hemisfério sul.