Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Exame de sangue poderá identificar câncer

Teste será alternativa a mamografia, colonoscopia e biópsia

Por Da Redação 3 jan 2011, 14h35

Um novo exame de sangue, capaz de detectar células cancerígenas entre bilhões de sadias, poderá ser incluído em alguns anos à prática médica. A expectativa é que o método se torne uma alternativa menos dolorosa e mais eficiente do que mamografia, colonoscopia e biópsia. O anúncio foi considerado um grande avanço para o diagnóstico a partir de procedimentos menos invasivos.

Nesta segunda-feira, cientistas do Hospital Geral de Massachusetts firmaram uma parceria de 30 milhões de dólares com a empresa Johnson & Johnson para viabilizar o teste. De acordo com os pesquisadores, o objetivo é que ele esteja disponível no mercado nos próximos anos. O teste experimental será iniciado neste ano.

“Biópsia líquida” – Os pesquisadores acreditam que o teste poderá ser usado para determinar qual o tratamento mais adequado para cada tipo de câncer. Além disso, poderá descobrir rapidamente se os medicamentos estão realmente fazendo efeito e se o tumor está diminuindo.

“É como uma biópsia liquida que permite a retirada de uma amostra do tecido sem ser um procedimento doloroso”, disse Daniel Haber, um dos inventores do método e chefe do centro de oncologia do Hospital Geral de Massachusetts.

Continua após a publicidade

Publicidade