Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

EUA estudam retomar máscara para vacinados, indica Fauci

Alta nas taxas de morte e contágio e variante delta podem pesar na decisão

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 25 jul 2021, 21h12 - Publicado em 25 jul 2021, 17h53

O epidemiologista-chefe da Casa Branca, Anthony Fauci, disse em uma entrevista à rede americana CNN que os EUA estudam retomar a exigência do uso de máscara para pessoas que já estão com a dose completa da vacina contra a Covid-19. 

Segundo o assessor, que é uma das maiores autoridades dos EUA na gestão da pandemia, a retomada está em discussão no governo justamente por causa da aceleração dos índices de transmissão e mortes no país. 

A despeito de um início de vacinação rápido, os EUA estagnaram na imunização da população justamente por falta de interesse dos cidadãos em tomar as vacinas. 

Atualmente, os EUA têm cerca de 600 mil mortos pela doença. A chegada da variante delta ao país preocupa as autoridades.  

Em abril deste ano, os EUA liberaram a exigência para vacinados do uso de máscara ao ar livre. Fauci lembrou que governadores e prefeitos já têm definidas diretrizes para o uso ou não de máscaras em locais onde a transmissão continua alta. Em cidades da Califórnia, por exemplo, a obrigatoriedade continua até para quem já foi imunizado.     

Fauci disse à CNN que ele participa das discussões sobre se a exigência da máscara deve voltar ou não. O infectologista afirmou que o país avalia ainda a necessidade de aplicar uma terceira dose a pacientes com comorbidades graves ou que passaram por transplante, quimioterapia ou são portadores de doença autoimune.

Continua após a publicidade
Publicidade