Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

EUA divulgam fotos de advertência para maços de cigarro

As imagens deverão estar nas embalagens a partir de setembro de 2012

Por Da Redação - 21 jun 2011, 12h29

O governo americano divulgou nesta terça-feira as nove imagens de advertência que vão estampar maços de cigarro a partir de setembro de 2012. As fotos são similares às usadas com os mesmos fins no Brasil e mostram cenas impactantes de pacientes com doenças decorrentes do fumo – pulmões doentes, tumores e pessoas hospitalizadas em estado grave.

Proposta em novembro de 2010, a alteração nas embalagens americanas é a maior mudança nos rótulos dos maços de cigarro em 25 anos. Para escolher os nove textos de advertência e as imagens, a agência de controle de alimentos e medicamentos do país (FDA) recebeu sugestões da população do final de 2010 até janeiro de 2011. O objetivo, assim como no Brasil, é alertar para as consequências do tabagismo à saúde.

As fotos e ilustrações levam levam o fumante a deparar-se com problemas do fumo passivo para crianças e todas as doenças possíveis decorrentes do hábito de fumar: câncer, derrame, doenças cardíacas, etc. Fumar causa 90% dos casos de câncer de pulmão nos homens e 80% nas mulheres, segundo a FDA.

Saiba como parar de fumar com segurança:

Publicidade

(Com agência Reuters e France Presse)

Publicidade