Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa japonesa faz réplica 3D de fetos

O modelo tridimensional do bebê no útero materno, produzido a partir de uma impressora 3D, é feito de resina e custa aproximadamente 1.200 dólares

Agora, no Japão, os pais que estão ansiosos pela chegada de seus filhos poderão comprar uma réplica tridimensional do feto para guardar como lembrança ou mostrar a todos como será o bebê que ainda está para nascer. O Shape of an Angel (Forma de um Anjo) custa cerca de 1.200 dólares e é feito pela empresa japonesa Fasotec.

A réplica é produzida a partir de uma impressora 3D que converte uma ressonância magnética do feto em um modelo tridimensional feito de resina branca e transparente. É impressa toda a região pélvica da mãe – assim, é possível ter uma ideia clara da posição em que o bebê está no útero materno. O modelo tem nove centímetros de altura por seis centímetros de largura e, de acordo com a empresa, é ideal que ele seja feito entre o oitavo e o nono mês de gestação.

Vídeo: Impressora 3D transforma ideias em realidade

Réplica tridimensional de um feto Réplica tridimensional de um feto

Réplica tridimensional de um feto (/)

O modelo vem acompanhado de uma miniatura da réplica, que pode ser utilizada como chaveiro ou enfeite para celulares, segundo a empresa. A Fasotec ainda informou que, para os japoneses que acham 1.200 dólares muito dinheiro para comprar uma estátua de seu feto, há uma opção mais barata. Por 600 dólares, os pais podem comprar um modelo tridimensional apenas do rosto do bebê (veja foto ao lado).

Impressão 3D – Segundo Tomohiro Kinoshita, da Fasotec, a empresa teve a ideia de fazer modelos tridimensionais de fetos para que mais pessoas conheçam essa tecnologia. Ele acredita que esses modelos poderiam ajudar os médicos a prever problemas como dificuldades no parto, por exemplo. A Fasotec também produz modelos em 3D de órgãos internos do corpo humano que, segundo a empresa, podem ser úteis para que médicos planejem cirurgias ou então para estudantes de medicina em formação.

(Com agência France-Presse)