Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em testes clínicos, vacina contra dengue combate três dos quatro tipos do vírus da doença

Vacina agora passa pela fase final dos testes, que será realizada em dez países e envolverá mais de 30.000 pessoas

O laboratório francês Sanofi anunciou, nesta quarta-feira, que os resultados do teste clínico envolvendo uma vacina contra a dengue mostraram que a substância é segura e eficaz em proteger contra três das quatro cepas virais que provocam a doença.

As conclusões fazem parte da Fase 2 dos testes, realizados na Tailândia. O estudo foi feito com 4.002 crianças do país com idades entre quatro e 11 anos. Elas receberam três doses da vacina com seis meses de intervalo entre cada uma. Segundo a Sanofi, embora a droga tenha provocado resposta imunológica aos quatro tipos do vírus da dengue, a comprovação da eficácia veio somente com três cepas. A empresa afirmou que a Fase 3 dos testes clínicos já estão em andamento em dez países da Ásia e da América Latina, e vai envolver, ao todo, mais de 30.000 pessoas.

Leia também:

Vacina contra dengue entra na fase final de testes

Pesquisadores conseguem isolar anticorpo que neutraliza vírus da dengue

Para Michel de Wilde, vice-presidente executivo da Sanofi, esses resultados representam um marco fundamental na busca por uma vacina segura e eficaz contra a dengue. “O estudo também é importante para a saúde pública global, uma vez que não há atualmente nenhum tratamento específico ou método de prevenção para a dengue. Estamos totalmente empenhados em fazer da dengue uma doença evitável pela vacinação”, afirmou Wilde no comunicado da empresa.