Covid-19: Média de mortes fica abaixo de 800 pela primeira vez em 7 meses
De acordo com o levantamento de VEJA, o país está há dois meses consecutivos sem registrar aumento no índice

Após uma semana em estabilidade, o número de vítimas fatais da Covid-19 voltou a cair no Brasil. Pela primeira vez em mais de 7 meses, a média móvel de mortes pelo vírus ficou, neste sábado, 21, abaixo de 800. Com 698 registros de novos óbitos nas última 24 horas e média móvel de 774,4 – a sétima menor do ano, ficando atrás apenas dos seis primeiros dias de 2021 – os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o avanço na campanha de vacinação – 1 a cada 4 brasileiros está completamente imunizado – enfraquece a potência letal do vírus. De acordo com o levantamento de VEJA, o país, que está há dois meses consecutivos sem registrar aumento no índice, voltou, ainda, ao patamar de queda na comparação com duas semanas atrás – padrão determinado por infectologistas, que fixam a variação de 15% como ponto de inflexão para que se mude a tendência da pandemia para alta ou queda.
Na média móvel de casos, o cenário é de estabilidade – apesar da alta taxa de transmissão da variante Delta. Entretanto, o índice deste sábado – 29477,9 – ainda é o quarto menor do ano, ficando atrás apenas dos índices registrados entre os dias 14 e 16 de agosto, quando estiveram abaixo dos 29 mil. Além disso, a curva de novos infectados não apresenta alta há 58 dias.
O cálculo de médias móveis consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia.
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 28.388 novos diagnósticos positivos e 698 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 20.556.487 contaminados pelo vírus e 574.209 vítimas fatais em todo o território nacional.
Os gráficos abaixo mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*:
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.