Covid-19: Brasil tem maiores quedas percentuais nos casos e mortes do ano
País apresenta maior retração de novos diagnósticos desde setembro de 2020; em comparação com médias de duas semanas atrás, índice caiu 30,22%

Os números divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado, 3, mostram que o Brasil registrou as maiores quedas percentuais de 2021 nos números de novos diagnósticos e mortes por Covid-19 em comparação com as duas semanas anteriores. Depois de um período com frequentes altas no primeiro semestre do ano, o quadro epidemiológico do país começa a apresentar melhoras: a taxa de novos casos apresentada neste sábado é a menor desde 14 de setembro de 2020, já a de vítimas é a menor desde 11 de novembro do ano passado.
O índice de novos casos foi 30,22% inferior a 14 dias atrás. Em 14 de setembro, a queda no período foi de 30,69%. Em relação às mortes, a redução é de 25,75%. Em 11 de novembro, o número registrado era 25,75% menor que o registrado duas semanas antes.
A comparação com duas semanas atrás é determinada por infectologistas, que fixam a variação de 15% como ponto de inflexão para que se mude a tendência da pandemia para alta ou queda. O Brasil apresenta cenário de queda nos óbitos desde o último domingo, 27; já os diagnósticos estão em redução há quatro dias, o que mostra que o país está evoluindo positivamente na situação pandêmica.
Nas últimas 24h, o Brasil registrou 54.556 novos diagnósticos positivos e 1.635 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 18.742.025 contaminados pelo vírus e 523.587 vítimas fatais em todo o território nacional.
Os gráficos abaixo mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país. O cálculo de médias móveis consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia.
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*:
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.