Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Covid-19: 91% dos brasileiros acreditam na eficácia das vacinas

Pesquisa também pontuou que nove em cada dez afirmam que tomariam doses de imunizantes imediatamente, se houvesse disponibilidade

Por Mariana Rosário Atualizado em 25 mar 2021, 18h24 - Publicado em 27 fev 2021, 18h22

Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a empresa de programa de fidelização Dotz aponta que 91% dos brasileiros acreditam que as vacinas contra Covid-19 funcionam. Do total, 59% dizem que acreditam igualmente em todos os imunizantes à disposição no mercado e 32% ter mais confiança em um deles.

Outro recorte que pode ser um bom presságio para a campanha de vacinação — iniciada há cerca de um mês — é o dado de que 9 em cada 10 respondentes tomariam a vacina imediatamente, se houvessem doses disponíveis. Há, porém, um percalço no caminho, as fake news, que levantam receios já respondidos pela ciência. Do total de participantes, 26% relataram temores que não passam de falácias inventadas na internet. Como, por exemplo, a possibilidade de alteração do DNA — o que, reafirme-se, não é um risco apresentado pelos imunizantes.

A análise foi realizada com 6.136 brasileiros de todos os estados. Participaram homens e mulheres acima de 18 anos por meio de entrevistas online. O estudo rodou nos dias 9 e 10 de fevereiro e tem margem de erro de 1%.

Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados até as 18h deste sábado, 27:

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade