Covid-19: 23% dos casos na Grande SP são causados pela variante Delta
Variante identificada na Índia também corresponde a 45% dos casos analisados na cidade do Rio de Janeiro

A variante Delta do novo coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, está se espalhando pelo Brasil. De acordo com um novo relatório do Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 23,53% das amostras sequenciadas na grande São Paulo, 23,53% foram causadas pela nova cepa. Apenas na cidade de São Paulo, foram confirmados 23 casos de Covid-19 causados pela Delta, entre 5 e 27 de julho, segundo monitoramento da prefeitura, feito em parceria com o Butantan.
Na Baixada Santista, ela correspondeu a 21,74% das amostras e em Taubaté, 9,49%. Nas demais regiões, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Sorocaba, não há registros da Delta, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Pegar Covid-19 depois da vacina não significa que o imunizante falhou
No estado como um todo, a presença da Delta foi encontrada em apenas 4% do total de amostras analisadas. A variante Gama, identificada pela primeira vez em Manaus, continua a mais prevalente, correspondendo a 80% dos casos em São Paulo.
A variante também está se espalhando pela cidade do Rio de Janeiro. Dados divulgados na quarta-feira, 4, pela Secretaria de Estado de Saúde, 45% das amostras analisadas obtiveram confirmação para a nova cepa na capital fluminense. No estado, a variante representa 26,09% do total. De acordo com o Ministério da Saúde, até 24 de julho foram identificados 247 casos da variante Delta, em 11 estados.
A Delta gera preocupação devido a sua alta capacidade de transmissão. Em países com taxas de vacinação superiores à do Brasil, houve um aumento de casos de Covid-19 associados à variantes. As medidas para combatê-la, além da vacinação completa são: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.