Covaxin: Anvisa vai inspecionar fábrica da vacina indiana
Os cinco servidores envolvidos na análise devem desembarcar na Índia na noite desta sexta-feira, 26

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que inspecionará as instalações da empresa Bharat Biotech, na Índia, entre os dias 1º e 5 de março, a empresa é responsável pelo imunizante Covaxin. Os cinco servidores designados para o trabalho estão a caminho da Índia, onde devem chegar na noite de hoje (horário de Brasília).
O pedido de inspeção foi feito no dia 13 de fevereiro e ficou acertado entre a Anvisa e o laboratório que a realização da inspeção ocorreria nos primeiros dias de março.
A nota da agência afirma que “trata-se avaliação para emissão de Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), na qual são verificados os processos de trabalho, as estruturas físicas das áreas de produção, armazenamento e laboratórios de controle de qualidade, além de toda a documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa”.
A agência esclareceu que a CPBF é um documento obrigatório para o processo de registro de vacinas e as missões para verificação da linha de produção dos produtos são realizadas a pedido das empresas interessadas na regularização.
Até o momento não foi apresentado à Anvisa pedido para realização de estudos clínicos nem para autorização de uso emergencial da vacina Covaxin, produzida pela empresa Bharat Biotech. O contrato para fornecimento ao Ministério da Saúde, contudo, foi assinado ao custo de 1,6 bilhão de reais para a compra de 20 milhões de doses.