Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coronavírus: após a infecção, quando é seguro sair de casa?

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos definiu uma margem de segurança para quem teve Covid-19 poder voltar a conviver outras pessoas

Por Alexandre Senechal Atualizado em 5 jun 2020, 13h11 - Publicado em 5 jun 2020, 12h42

Quanto tempo alguém que contraiu o novo coronavírus deve esperar para sair de casa e poder voltar a encontrar outras pessoas? O Centro de Controle de Prevenção e Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou uma recomendação para estabelecer um período seguro para que pacientes curados da Covid-19 possam voltar a se relacionar socialmente.

É importante ressaltar que, em qualquer uma das situações, o documento alerta que é importante deixar os médicos a par do estado do paciente e ter dois resultados de testes negativos para a doença em um intervalo de 24 horas para ter certeza de que não há o risco de contaminar outras pessoas.

  • Aqueles que tiveram os sintomas e testaram positivo para a doença (ou tiveram uma forte suspeita de que estavam com Covid-19) deve esperar três dias sem nenhuma febre, sem aumento dos sintomas e um total de 10 dias após o aparecimento do primeiro indício da infecção para voltar a sair de casa.

    Os pacientes que testaram positivo e não tiveram sintomas devem apenas esperar completar os 10 dias após o primeiro indício. Porém, se nesse período houver o desenvolvimento de febre, tosse seca ou qualquer outra característica da doença, ele deve seguir as recomendações do ponto anterior.

    ASSINE VEJA

    Os riscos da escalada de tensão política para a democracia Leia nesta edição: como a crise fragiliza as instituições, os exemplos dos países que começam a sair do isolamento e a batalha judicial da família Weintraub
    Clique e Assine

    A situação se agrava para aqueles que tem um sistema imunológico comprometido por causa de outras enfermidades. Além de seguirem todas as recomendações dos pacientes que apresentaram sintomas, estas pessoas precisam entrar em contato com um infectologista para determinar se ela pode ser um forte vetor para a disseminação da Covid-19.

    A recomendação ainda lembra que qualquer pessoa que teve contato com alguém infectado pelo novo coronavírus deve estabelecer um período de isolamento social de 14 dias para evitar a propagação da doença.

    Continua após a publicidade
    Publicidade