PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

CoronaVac: avião com insumos para 8,6 milhões de doses chega a SP

Aeronave trouxe da China 5,4 mil litros da matéria-prima necessária para produção do fármaco; entrega ao Ministério da Saúde começará no próximo dia 25

Por Da Redação Atualizado em 4 fev 2021, 07h26 - Publicado em 4 fev 2021, 05h53

Chegou ao Brasil, no fim da noite de quarta-feira 3, o avião vindo da China com insumos suficientes para a fabricação de 8,6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. A aeronave, que saiu de Pequim na terça-feira 2, trouxe 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produto necessário para a fabricação do imunizante, e pousou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) por volta das 23h46.

Esse é o primeiro lote de insumos que o Instituto Butantan recebe neste ano. Segundo a autarquia, as vacinas produzidas com a matéria-prima desembarcada nesta quarta-feira começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no dia 25. O material deve deixar o terminal com destino a capital paulista na manhã desta quinta-feira, 4, após inspeção.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, e o direto do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam o desembarque do produto. Covas comemorou a chegada do insumo e comentou o planejamento para recebimento de novas remessas.

“É uma satisfação enorme ajudar o país nesse momento. Vamos ter, obviamente, algumas dificuldades por esse caminho, mas vamos trabalhar para que essas vacinas sejam disponibilizadas o mais rápido possível”, afirmou.

“Vão chegar mais insumos na semana que vem, no dia 10, e até o final do mês esperamos mais 10 mil litros. Então não pararemos até entregar todo o quantitativo de 100 milhões de doses, que deve ser até agosto, começo de setembro”, acrescentou.

Continua após a publicidade

O governador João Doria ressaltou a importância de ter mais vacinas disponíveis à população: “Nós torcemos e pedimos para que mais vacinas sejam disponibilizadas para atender mais brasileiros em todo Brasil. Quanto mais rápido vacinarmos, mais rápido sairemos da crise, mais rápido a economia retoma.”

De acordo com o governo do estado de São Paulo, mais uma carga com 5,6 mil litros de IFA deverá chegar ao Brasil até o dia 10 de fevereiro, o que possibilitará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.

Continua após a publicidade

Somadas, as cargas, recebidas hoje e que chegarão no dia 10, permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses da vacina. A previsão do Butantan é que a produção de vacinas contra a Covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com a chegada das remessas de matéria-prima.

A CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil, em meados de janeiro. De acordo com os estudos, sua eficácia geral é de 50,38%, considerada suficiente por órgãos mundiais de saúde. Para casos leves, o imunizante tem eficácia de 78%, além de ser 100% eficaz contra casos graves, internações ou mortes.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.