Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça os principais motivos para as mulheres congelarem óvulos

Um novo estudo mostrou que a principal razão para as mulheres congelarem óvulos é a falta de um parceiro ideal e não a carreira

Ao contrário da crença popular, o principal motivo para as mulheres congelarem seus óvulos é a falta de um parceiro ideal e não o fato de quererem focar na carreira. É o que mostra um estudo apresentado na semana passada durante a conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizada na Espanha.

Os pesquisadores perguntaram a 150 mulheres americanas e israelenses que haviam realizado o procedimento, a razão pela qual elas decidiram congelar seus óvulos. Para a maioria delas, a principal motivação para adiar a maternidade foi o fato de ainda não ter encontrado um homem com quem construir uma família. O planejamento de carreira surgiu como o principal fator apenas duas vezes.

Na verdade, a maioria das mulheres já tinha uma carreira estabelecida quando decidiu fazer o congelamento. Este foi o caso mesmo entre aquelas que trabalhavam para empresas que se ofereciam para pagar pelo procedimento.

“O estereótipo de que essas ambiciosas mulheres estão congelando seus óvulos por causa de sua carreira – isso é realmente impreciso na atualidade”, disse Marcia Inhorn, antropóloga médica da Universidade de Yale, e uma das autoras do estudo.

As participantes tinham entre 29 e 42 anos, 85% eram solteiras e a maioria era heterossexual. Para metade das mulheres solteiras, a incerteza de saber quando encontrariam o parceiro ideal para construir uma família foi o que as levou para a clínica. Em seguida, a motivação foi divórcio ou separação.

Entre os 15% das mulheres que mantinham relacionamentos, os motivos para o congelamento dos óvulos não eram diferentes dos das mulheres solteiras: embora tivessem um parceiro, ele ainda não estava preparado ou não estava interessado em construir uma família.

O achado corrobora com estudos anteriores realizados nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha que haviam concluído que é a ausência de um parceiro que leva a maioria das mulheres a congelar seus óvulos.

Educação

Segundo os pesquisadores, uma das hipóteses do porque cada vez mais mulheres não conseguem encontrar um parceiro ideal para iniciar um família está no fato delas terem um nível educacional maior que o deles. Em muitos países desenvolvidos, incluindo Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, Noruega e Austrália, são agora mais educadas que os homens. Isso poderia criar uma escassez de parceiros masculinos atraentes.

“A maioria dos homens não quer relacionamentos e está disposta a namorar mulheres sem instrução, ao passo que a maioria das mulheres instruídas não fará o mesmo”, disse um médico americano que participou do estudo.

Frustração

O estudo concluiu também que embora muitas mulheres estivessem se sentindo empoderadas pela decisão de poderem congelar seus óvulos, o sentimento de frustração era comum.

“Por que eu? Como foi que eu terminei assim?”, foi uma pergunta que apareceu muito durante as entrevistas. Pois, embora elas tenham focado na carreira ao longo dos anos, muitas das mulheres também tiveram relacionamentos e não esperavam não ter encontrado um parceiro nesse estágio da vida.