Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Como tratar a hipertensão?

A doença se caracteriza por, em boa parte dos casos, não apresentar sintomas. Saiba como detectá-la e tratá-la com eficiência

Por Da Redação 10 jun 2011, 23h36

A hipertensão (pressão arterial alta) tem uma característica potencialmente mortal: em boa parte dos casos não apresenta sintomas, por isso o paciente pode ter o problema e nem saber disso. Sem tratamento, a hipertensão agride as artérias dos rins, do coração e do cérebro, e pode causar insuficiência renal, infarto e derrame. Em mais de 90% dos casos, a causa é hereditária. Por isso não há muitas maneiras de se prevenir – o mais importante é se livrar de hábitos que possam agravar a doença. Roberto Kalil Filho, diretor do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, também conhecido por tratar da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador de São Paulo José Serra, e atualmente da presidente Dilma Rousseff, explica os sintomas aos quais os pacientes devem estar atentos e qual é o “grande remédio” para a hipertensão.

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Publicidade