Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como podemos reaproveitar medicamentos existentes em futuras pandemias?

Pesquisadores utilizam ferramenta de inteligência artificial que identifica substâncias capazes de evitar e controlar novas ameaças

Por Diego Alejandro
10 mar 2023, 12h57

Em três anos de pandemia, a Covid-19 mostrou, entre várias coisas, como a sociedade está suscetível a uma ameaça viral. Uma resposta imunológica foi administrada em tempo recorde, mas, muitos esforços e vidas foram perdidas no caminho. Com o intuito de permitir uma resposta ainda mais rápida às crises de saúde pública, pesquisadores da Universidade de Nova York criaram uma ferramenta algorítmica baseada em inteligência artificial (IA), relatada na revista Heliyon, que calcula como reaproveitar efetivamente os medicamentos atuais para combater esse vírus e futuras pandemias.

“Identificar e selecionar os melhores candidatos com antecedência pode potencialmente ajudar a adiar experimentos caros e demorados, assim como ensaios clínicos, facilitando o desenvolvimento de itens específicos para doenças”, escreveram os pesquisadores, que desenvolveram uma ferramenta de biologia de sistemas chamado Phenotype Simulator (Phensim), que simula uma infecção específica do tecido das células hospedeiras – no caso do SARS-CoV-2 – e realiza uma série de experimentos em computador para determinar os efeitos virais e identificar os melhores medicamentos para reaproveitamento.

Utilizando o Phensim, os cientistas já catalogaram vários remédios potenciais para a Covid-19, por exemplo, incluindo metilprednisolona e metformina. Eles também confirmaram a efetividade comparando seus resultados com estudos in vitro publicados recentemente e concluíram que a ferramenta, e outras estratégias de reaproveitamento, podem fornecer uma abordagem eficaz para direcionamento rápido em novas intervenções.

“Não há bala de prata para derrotar a pandemia da Covid-19, pois ela nos leva a uma montanha-russa de mortes e devastação da saúde pública”, observou a imunologista e autora principal Naomi Maria. “No entanto, graças ao Phensim, conseguimos modelar a infecção por SARS-CoV-2 e identificar vários candidatos atualmente disponíveis como potencialmente eficazes na luta contra o próximo surto”. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.