Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como as alterações de sangue podem influenciar a Covid-19

Pesquisa da USP identificou seis substâncias no plasma sanguíneo de infectados que podem indicar risco maior e antecipar a gravidade da doença

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jul 2022, 19h26

Em um estudo publicado no Journal of Proteome Research, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram algumas alterações no sangue de pessoas que já tiveram Covid-19 e podem estar relacionadas ao risco de doença grave.

Ao monitorar a quantidade de seis substâncias produzidas por diferentes vias do metabolismo, os cientistas verificaram que é possível ter um prognóstico sobre qual será a gravidade da infecção. “Assim, quando o paciente procurar ajuda, o médico poderá prever por meio de um exame clínico se ele vai precisar de internação e agir rapidamente para evitar a evolução da doença”, disse Daniel Cardoso, coordenador do estudo, explicando que ao infectar a célula, o coronavírus altera o metabolismo e usa as vias energéticas para se replicar. “A partir disso, ocorrem variações na quantidade daquelas seis substâncias, sendo que algumas têm sua concentração reduzida e outras aumentada. O grau de desequilíbrio na concentração permite prever se as condições clínicas do paciente serão agravadas”.

Durante a pesquisa, foram analisados o plasma sanguíneo de 110 pacientes com sintomas gripais que deram entrada no Hospital da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em 2020.  Dentre eles, 57 não estavam infectados e 53 testaram positivo para a Covid-19. Entre os doentes, 10 tiveram complicações de saúde e foram internados na UTI, enquanto 2 morreram. “O que vimos em pacientes que evoluíram para casos graves é que havia uma alteração mais acentuada na concentração desses compostos quando eles procuraram atendimento médico”, conta Banny Correia, pós-doutoranda do IQSC-USP e uma das autoras do artigo.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.