Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Comer peixe uma vez por semana impede doença ocular

Alimentos mais benéficos são atum, salmão, sardinha, anchova e espadarte

Por The New York Times 27 mar 2011, 20h42

Um novo estudo aponta um bom motivo para comer peixe: mulheres que seguiram uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3, encontrado em peixes, apresentaram um risco significativamente mais baixo de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade, doença causadora da perda da visão na velhice.

O estudo sobre saúde feminina conduzido pela Universidade Harvard acompanhou 39.876 mulheres na meia-idade. Os pesquisadores pediam às participantes para preencher questionários detalhados de frequência alimentar no começo da pesquisa, em 1993. Após um acompanhamento por dez anos, 235 das mulheres haviam desenvolvido a doença.

Uma análise nos Arquivos de Oftalmologia revelou que as mulheres que relataram comer uma ou mais porções de peixe por semana tinham probabilidade 42% menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam peixe uma vez por mês. Os pesquisadores ajustaram os dados para controlar outros fatores ligados à doença, como o tabagismo. Atum enlatado e peixes de carne escura, como cavala, salmão, sardinha, anchova e espadarte, parecem ser os mais benéficos.

“Sabemos que existem processos inflamatórios envolvidos na degeneração macular atrófica e que os ácidos graxos de cadeia longa do ômega 3 têm efeito anti-inflamatório”, afirmou o autor principal do estudo, William Christen, professor adjunto no Brigham and Women’s Hospital e na Escola de Medicina de Harvard.

Continua após a publicidade
Publicidade