Christian de Duve, Nobel de Medicina em 1974, morre na Bélgica
Bioquímico belgo morreu aos 95 anos por eutanásia. Ele recebeu o prêmio Nobel por suas descobertas sobre funcionamento e estrutura das células

Morreu, aos 95 anos, o bioquímico belga Christian de Duve, ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 1974 por suas descobertas sobre a estrutura e o funcionamento das células. Duve morreu neste sábado na Bélgica, mas a informação foi divulgada apenas nesta segunda-feira pela Universidade Católica de Louvain, da qual era professor emérito.
Segundo informou o jornal belga Le Soir, o cientista morreu por eutanásia depois de meses apresentando uma piora em sua saúde. O método escolhido não foi informado. O Nobel será cremado “na mais estrita intimidade” e será organizada uma homenagem pública em sua memória no dia 8 de junho.
Em um comunicado do governo da Bélgica, o primeiro-ministro do país, Elio di Rupo, afirmou que de Duve era “excepcional, cujo trabalho representou grandes avanços para a medicina” e um homem “comprometido, que estava ansioso para contribuir com o progresso humano”.
Pesquisa – Christian de Duve iniciou seus estudos pesquisando a insulina, depois se concentrou em bioquímica e, particularmente, em revelar os segredos das células, um trabalho que levou ao reconhecimento com o Nobel de Medicina em 1974. O cientista nasceu em Thames Ditton, Grã-Bretanha, em dois de outubro de 1917. Ele era filho de pais belgas refugiados no país durante a Primeira Guerra Mundial, que retornaram à Bélgica em 1920, onde se instalariam na Antuérpia, capital econômica do país.
(Com agência EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.