Casos de hepatite diminuem no País, mas óbitos sobem 4,6%

Por Rafael Moraes Moura
Brasília – O número de mortes atribuídas às hepatites A, B e C aumentou no ano passado no País na comparação com 2009, divulgou hoje o Ministério da Saúde. O dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Em 2010, as três hepatites contabilizadas juntas provocaram 2.518 óbitos, ante 2.406 mortes verificadas em 2009 (alta de 4,6%). Isoladamente, houve aumento do número de óbitos de cada uma delas – na A (de 46 para 52 óbitos), na B (de 481 para 534) e na C (de 1.879 para 1.932). “Fazer o diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar que os casos se agravem”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Embora o número de mortes tenha aumentado, o total de casos das três hepatites caiu 26,1%. Separadamente, houve queda no número de casos confirmados de cada uma delas – na A (de 10.743 para 5.943 casos), na B (de 14.468 para 11.700) e na C (de 10.240 para 8.557).
O Ministério da Saúde lembra que as hepatites B e C são doenças silenciosas. A hepatite B é mais frequente entre pessoas de 20 a 49 anos, enquanto a C predomina entre pessoas de 30 a 59 anos. O ministério lançou hoje uma campanha de prevenção dos dois tipos da doença, com material informativo, cartazes, vídeos para TV e um site na internet: http://www.hepatitesvirais.com.br.
Rafael Moraes Moura
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.