Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brócolis é eficiente no tratamento do câncer, diz estudo

Antioxidante sulforafano, presente no vegetal, destrói apenas células doentes

Cientistas americanos conseguiram comprovar, pela primeira vez, a eficácia da ingestão de brócolis no combate ao câncer. Uma pesquisa conduzida no Instituto Linus Pauling mostrou que uma substância chamada sulforafano, presente não apenas no brócolis, mas também na couve-flor e em demais vegetais crufíferos – grupo de alimentos ricos em betacaroteno, vitaminas C e E, ácido fólico e cálcio -, é um importante auxiliar na prevenção e tratamento de tumores. Isso porque o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado.

Os pesquisadores analisaram casos de pacientes que sofriam de câncer de próstata. Durante o estudo, o sulforafano mostrou-se eficiente em inibir a chamada histona desacetilase, também conhecida como enzima HDAC. A inibição de HDAC é um dos campos mais promissores no tratamento do câncer – e tem sido o foco tanto dos tratamentos medicamentosos quanto dos alimentares. “É importante demonstrar que o sulforafano é seguro, porque nem toda substância encontrada em alimentos pode ser segura”, diz Emily Ho, coordenadora da pesquisa. De acordo com Emily, em alguns casos a maneira como o alimento é servido e mesmo a quantidade consumida fazem diferença na ação dos nutrientes.

As HDAC são uma família de enzimas que, entre outras funções, afetam o acesso direto ao DNA celular. Elas desempenham ainda um papel importante na expressão de alguns genes, como os supressores de tumores, definindo se eles ficam “silenciosos” ou se entram em ação.