Clique e assine a partir de 8,90/mês

Brócolis é eficaz no tratamento contra artrite

Vegetal é rico em substância que reduz a destruição da cartilagem

Por Da Redação - 17 set 2010, 09h49

“A descoberta pode significar a prevenção da doença, bem como uma melhora significativa em todas as formas de tratamento”

Rico em um composto fitoquímico chamado sulforafano, o brócolis vem sendo considerado por cientistas uma arma importante no tratamento da osteoartrite – forma mais comum da artrite. Essa substância é fundamental para a proteção de ossos e articulações, destaca uma pesquisa recente realizada na Inglaterra.

“O sulforafano presente no vegetal pode diminuir a destruição da cartilagem. Agora, nos resta confirmar se essa substância pode penetrar nas articulações e reverter o processo da doença”, disse Ian Clark, professor da Universidade de East Angliaum e um dos responsáveis pelo estudo.

Para os cientistas, a descoberta é vital para países em que a taxa de envelhecimento é alta. Os tratamentos atuais contra a artrite incluem remédios para dor ou operações para colocar próteses nas articulações. “A descoberta pode significar a prevenção da doença, bem como uma melhora significativa em todas as formas de tratamento”, enfatiza Clark.

Osteoartrite – Doença degenerativa, a osteoartrite destrói gradualmente a cartilagem presente nas articulações. As regiões mais afetadas são as mãos, os pés, a espinha dorsal, o quadril e os joelhos, principalmente de pessoas idosas.

Continua após a publicidade
Publicidade