PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Brasil registra o 2º caso de febre do Nilo Ocidental, ambos no Piauí

A doença, transmitida por mosquitos, é assintomática para a maioria dos infectados, mas em casos mais graves pode atacar o sistema nervoso

Por Da Redação Atualizado em 15 fev 2019, 01h14 - Publicado em 15 fev 2019, 01h13

A Secretaria de Estado do Piauí confirmou o segundo caso da doença neurológica pelo vírus da febre do Nilo Ocidental no Brasil. Trata-se de uma jovem que vive na zona rural de Picos, que foi infectada em 2017. Exames foram coletados à época mas, de acordo com a secretaria estadual, somente neste ano o Ministério da Saúde liberou resultados, confirmando a doença.

O primeiro caso de febre do Nilo Ocidental no país também ocorreu no Piauí, no ano de 2014. De acordo com a secretaria, há ainda outros 32 casos humanos que tiveram resultado “indeterminado” no Estado.

A febre do Nilo Ocidental pode ser transmitida ao homem através da picada de mosquitos infectados com o vírus a partir de aves silvestres infectadas. Um dos principais vetores é o pernilongo. Assim como dengue e zika, a doença não é transmitida de uma pessoa para outra. É preciso que a picada do mosquito infectado para contrair a doença

A maior parte dos pacientes não apresenta sintomas. Em casos raros, a infecção atinge o sistema nervoso. Quando isso acontece, o paciente tem febre alta, rigidez na nuca, fraqueza e paralisia. Há ainda risco de encefalite.

Desde que o primeiro caso da doença foi identificado no Estado, o Piauí monitora os casos de doença neurológicas. Casos suspeitos da doença são testados tanto na rede pública quanto na rede privada.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.