Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assistir a séries médicas de TV não é bom para a saúde

Telespectadores tendem a achar que estão sofrendo de doença grave e rara

Os fãs das populares séries médicas de TV – como House, ER e Grey’s Anatomy – devem ficar atentos às consequências que elas podem trazer para a saúde. Assistir a este tipo de programa pode fazer mais mal do que bem ao telespectador, alertam cientistas. Isso acontece porque as pessoas que veem estes seriados tendem a ficar mais temerosas quanto ao próprio estado de saúde e achar que podem estar sofrendo de uma das doenças tratadas em determinado episódio.

A conclusão é de um estudo da Universidade de Rhode Island, que entrevistou voluntários e verificou que a maioria deles acreditava ter uma possibilidade maior de desenvolver vários tipos de doenças – raras em grande parte, que são o foco desses seriados em geral. Eles também são acometidos pelo medo ao acreditar que a enfermidade é realmente grave.

O professor, Yinjiao Ye, autor do estudo, foi além e procurou analisar os reflexos de seriados de TV na vida dos telespectadores. Ele constatou que quem assiste muito a esses programas acaba criando uma visão infeliz da vida, porque se torna mais materialista e passa a superestimar os bens dos outros. Para a pesquisa, foram entrevistados 274 pessoas, entre 18 e 31anos. “Eu acredito que, se eu analisar uma parcela mais geral da população, o nível de insatisfação será ainda maior”, destaca.