Clique e assine com até 92% de desconto

Apenas 400 brasileiros confirmam participação na segunda rodada de inscrições

Inscritos preenchem apenas 2,4% da demanda exigida nas 4.025 cidades que aderiram ao programa. Ao todo, são necessários 16.625 médicos

Por Da Redação 13 set 2013, 19h46

A segunda rodada de inscrições para o programa Mais Médicos foi encerrada nesta sexta-feira com a confirmação de apenas 400 médicos brasileiros. Ao todo, 1.414 haviam dado início ao processo de inscrições. No entanto, apenas 28,3% deles homologou sua participação após a divulgação das cidades para onde seriam alocados. De acordo com o Ministério da Saúde, a participação brasileira cobre apenas 2,4% da demanda nacional.

Os profissionais brasileiros irão atuar em 217 municípios e em 10 distritos de saúde indígena. Dos 400 participantes, 232 seguirão para o interior e para regiões de alta vulnerabilidade social e 157 irão para periferias de capitas e regiões metropolitanas. Onze serão destinados a distritos indígenas. A região Nordeste irá receber o maior número de médicos.

Estrangeiros – As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por médicos formados no exterior. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento apenas 410 médicos com diploma no exterior concluíram a inscrição – as vagas serão ocupadas primeiramente por brasileiros formados no exterior e, em seguida, por estrangeiros.

A segunda rodada de inscrições foi aberta no dia 19 de agosto. Aderiram ao programa 4.025 municípios e 35 distritos indígenas, que apontaram a necessidade de 16.625 médicos atuando na atenção básica.

Leia também:

Estrangeiro reprovado no Mais Médicos passará por ‘recuperação’

CRM do Ceará terá de conceder registro a estrangeiros

Tutores de médicos estrangeiros demoram para ser apresentados ao programa

Governo adia início de trabalho dos médicos estrangeiros

Continua após a publicidade
Publicidade