Anvisa recebe pedido de uso emergencial do remédio da Pfizer contra Covid
Antiviral Paxlovid já é autorizado nos Estados Unidos e no Reino Unido e testes com medicamento tiveram participação do Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta quarta-feira, 16, o pedido de uso emergencial do medicamento Paxlovid, da Pfizer, indicado para o tratamento de pacientes com Covid-19 que têm alto risco de evoluir para casos graves da doença. O antiviral oral deve ser tomado no início da infecção e estudos realizados pela farmacêutica apontaram que o remédio é capaz de reduzir os riscos de internação e morte em 89%.
Anvisa e Pfizer realizaram uma reunião de pré-submissão do medicamento em janeiro deste ano e a agência deve analisar a solicitação realizada nesta quarta no período de até um mês.
No fim do mês passado, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, autorizou o uso emergencial da pílula. Alguns dias depois, o Reino Unido adotou a medicação. Estudos apontaram que o antiviral também é eficaz para a variante de preocupação ômicron.
Os ensaios clínicos com o Paxlovid contou com participantes da Europa, África, Ásia e das Américas Norte e Sul, inclusive o Brasil. Aqui no país, 29 centros de pesquisa participaram de um pacote de estudos com o antiviral.