É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Anvisa aprova pesquisas com mais duas vacinas contra Covid-19

Estudos com nova versão do imunizante de Oxford e candidata da Academia Chinesa de Ciências contarão com mais de 8.000 voluntários, em 9 estados

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 jul 2021, 19h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Anvisa anunciou nesta quarta-feira, 14, a aprovação do início de pesquisas clínicas de mais duas vacinas contra a Covid-19: uma candidata desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas e uma nova versão do imunizante de Oxford-AstraZeneca, modificado para também fornecer imunidade contra a variante Beta (B.1.351), identificada na África do Sul. No total, mais de 8.000 voluntários, de nove estados estarão envolvidos.

    A vacina da Academia Chinesa de Ciências Médicas é feita a partir de vírus inativado, mesma tecnologia utilizada na CoronaVac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, mas desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. O ensaio clínico fase 3 irá avaliar a eficácia, segurança e a imunogenicidade da vacina em adultos a partir de 18 anos de idade, de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

    Os participantes serão divididos em dois grupos: placebo ou vacina. O esquema de imunização é composto por duas doses, com 14 dias de intervalo entre elas. O estudo é internacional e também está sendo realizado na Malásia, Bangladesh, China e México, totalizando cerca de 34.000 participantes.

    “O delineamento de um estudo controlado por placebo ainda é considerado metodologicamente adequado para avaliar a segurança e eficácia da vacina, considerando também que ainda há uma grande parcela da população não vacinada, desde que se leve em conta a possibilidade de acesso dos voluntários às vacinas disponíveis, em um curto período.”, disse a Anvisa, em comunicado.

    Nova versão da vacina de Oxford

    O segundo estudo aprovado pela agência busca avaliar a eficácia de uma nova formulação da vacina de Oxford-AstraZeneca, desenvolvida para também fornecer imunidade contra cepa identificada primeiro na África do Sul. Testes mostraram que há uma redução da eficácia da versão original do imunizante contra essa variante.

    Continua após a publicidade

    Trata-se de um estudo de Fase II/III para determinar a segurança e a imunogenicidade da candidata à vacina AZD2816. Pessoas a partir de 18 anos de idade vacinadas ou não vacinadas poderão participar. Um braço do estudo irá avaliar uma dose extra da nova vacina em voluntários que completaram o esquema de imunização com a vacina de Oxford-AstraZeneca ou com a vacina da Pfizer-BioNTech. Outra vertente aplicará duas doses da nova versão em pessoas que ainda não foram vacinadas e um terceiro grupo de voluntários irá testar um regime que combina uma dose da versão inicial da AstraZeneca com a segunda dose da nova versão.

    Em todos os casos acima, a segunda dose deve ter sido administrada pelo menos três meses antes da primeira administração da intervenção do estudo. No total, o estudo irá englobar 2.475 voluntários do Brasil, Reino Unido, África do Sul e Polônia. Destes, 800 serão recrutados no Brasil, em centro na Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

    O estudo será patrocinado pela AstraZeneca e a vacina utilizada será fabricada pela empresa Symbiosis Pharmaceutical Services sediada no Reino Unido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.