Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Anvisa aprova medicamento contra a Covid-19 para venda em farmácias

Trata-se do Paxlovid, fabricado pela Pfizer, que deve priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Diego Alejandro
Atualizado em 21 nov 2022, 14h31 - Publicado em 21 nov 2022, 14h27

Em meio à alta de casos de Covid-19 no Brasil, a Anvisa aprovou nesta segunda-feira, 21, a venda do Paxlovid em farmácias e hospitais particulares do país, por unanimidade. O medicamento, desenvolvido pela Pfizer, é composto por dois antivirais chamados nirmatrelvir e ritonavir, desenvolvido para combater a doença provocada pelo coronavírus.

Ele não é um comprimido único, mas uma combinação das medicações, que devem ser tomadas em conjunto e apenas sob prescrição médica. O anúncio da Anvisa ainda prevê que a fabricante deve priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A aprovação levou em consideração a venda do remédio ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como os Estados Unidos e o Canadá. “O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse Meiruze Freitas, uma das diretoras da agência reguladora, que acredita que o fármaco irá facilitar o acesso ao tratamento da Covid-19, visto deve ser administrado 5 dias do início dos sintomas, ou após o resultado positivo do teste de Covid.  

A diretora reiterou ainda que o tratamento não substitui a vacinação. “A vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, afirmou Meiruze. O Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em março e vários estudos provaram sua eficácia contra a ômicron.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.