Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Alongar antes de correr não previne contusões

Pesquisa chega à conclusão que alongamento é perda de tempo. Mas quem já faz o exercício deve manter o hábito

Por Da Redação 19 fev 2011, 16h58

Fazer alongamento antes de correr não previne nem causa contusões, segundo um estudo divulgado na reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS).

O estudo foi feito com 2.729 pessoas que corriam 16 km ou mais por semana. Os corredores foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 1.366 se alongavam antes de correr e 1.363 não faziam qualquer tipo de alongamento. O primeiro grupo alongava as pernas entre três e cinco minutos logo antes da corrida.

“Nós descobrimos que o risco de contusão foi o mesmo para homens e mulheres, e não houve diferença entre faixas etárias e distância percorrida”, disse Daniel Pereles, autor do estudo e cirurgião ortopédico. Mas corredores mais velhos ou mais pesados e que haviam tido contusões nos últimos quatro meses ficaram mais suscetíveis a contusões.

Segundo o estudo, as pessoas mais propensas a sofrer contusões são as que têm um histórico de lesões crônicas ou tiveram alguma lesão recente; maior índice de massa corporal (calcule seu índice) ou que costumavam alongar e passaram a não fazer o alongamento antes de correr.

As lesões mais comuns contatadas no estudo aconteceram na virilha, nos calcanhares e no joelho.

Continua após a publicidade
Publicidade