Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alimentos podem gerar falsos positivos em exames antidrogas

Alguns alimentos como bolos ou pães com semente de papoula e massas de pizza à base de leveduras podem gerar falsos positivos em testes toxicológicos

Você sabia que alguns alimentos podem gerar falsos positivos em exames antidrogas? Um deles é a semente de papoula, comumente usada em bolos e pães, por exemplo, que pode alterar resultados de testes para detectar opiáceos. Já comidas com levedura, como massas de pizza e frutas, podem gerar falsos positivos em bafômetros, segundo informações da rede britânica BBC.

Veja também

 

A reportagem começou após receber um relato de um espectador contando que havia sido demitido depois que um exame antidrogas de rotina deu positivo para opiáceos. Entretanto, ele afirmava não ter usado drogas. Para investigar se alimentos poderiam causar esse efeito, a apresentadora Angela Ripon, do programa Rip Off Britain, da rede britânica BBC, passou três dias comendo pão com semente de papoula e, como especialistas já esperavam, o exame de detecção de opiáceos deu positivo.

A papoula, uma planta cujo nome oficial é Papaver somniferum, também é a matéria prima do ópio, substância de propriedades analgésicas e narcóticas que pode causar dependência. Dele são extraídos produtos como morfina, heroína e codeína. “Comer pão com sementes de papoula pode dar um resultado positivo em um teste de urina que detecta morfina”, afirmou Atholl Johnston, especialista em farmacologia na Universidade Queen Mary, do Reino Unido, à BBC.

Falso positivo

No entanto, o alimento não gera os mesmos efeitos da droga no organismo. “É improvável que o consumo de um bolo da semente de papoula, ou mesmo uma dúzia, faça com que o indivíduo ingira morfina suficiente para gerar efeito farmacológico”, explicou.

O resultado positivo acontece porque os testes toxicológicos são muito sensíveis e a ingestão de uma quantidade relativamente pequena da substância já pode ser suficiente para que eles reajam.

Para evitar esse efeito, o especialista sugere esperar cerca de três dias depois de comer sementes de papoula para se submeter a um exame antidrogas. Embora a quantidade de morfina em uma semente de papoula varie muito, pode chegar a até 600%, dependendo de onde e quando foi colhida.

Leveduras e o teste do bafômetro

Surpreendentemente, alimentos que contêm levedura, como massas de pão ou pizza, e até mesmo algumas frutas e sucos, podem gerar resultados positivos em testes de bafômetro, mesmo que a pessoa não tenha ingerido nenhuma bebida alcoólica.

De acordo com o artigo publicado pelo Lifesafer, fabricante canadense de bafômetros para carros, as reações químicas desses alimentos geram uma fermentação que pode ser detectada em um teste de bafômetro realizado logo da ingestão.Vinagre, extrato de baunilha, antissépticos bucais e alguns xaropes para tosse também podem ter esse efeito.

É preciso ressaltar que mesmo em casos positivos, esses alimentos não geram efeitos toxicológicos na pessoa, ao contrário da ingestão de bebidas alcoólicas. Felizmente, s a empresa, lavar a boca com água ou esperar 15 minutos pode ser suficiente para que o resultado do teste seja negativo, nestes casos.