Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Adultos só ficam gripados duas vezes por década, diz estudo

A infecção causada pelo vírus influenza é comum na infância e se torna mais rara conforme a pessoa envelhece

Pesquisadores britânicos, americanos e chineses descobriram que adultos acima de 30 anos pegam gripe somente duas vezes por década. O estudo foi publicado terça-feira no periódico PLOS Biology.

A pesquisa analisou amostras de sangue voluntários chineses, procurando por níveis de anticorpos contra nove tipos de influenza que circularam entre 1968 e 2009. Os resultados descobriram que, enquanto crianças pegam, em média, uma gripe por ano, essas infecções se tornam menos frequentes conforme elas crescem. A partir dos 30 anos, tendem a ocorrer duas vezes por década. De acordo com os pesquisadores, a frequência pode ser diferente em outras populações, mas “provavelmente é a mesma”.

O estado gripal pode ser confundido com o resfriado, causado por outros vírus, como o rinovírus e o coronavírus. “Existem debates científicos sobre a periodicidade com que as pessoas ficam doentes por influenza. Esta é a primeira vez que alguém reconstruiu a história desta infecção a partir de amostras de sangue dos dias de hoje”, afirma Adam Kucharski, da Escola de Higiene & Medicina Tropical de Londres e autor do estudo.

Leia também:

Cinco maneiras de evitar gripes e resfriados no inverno

Novo remédio para gripe é eficaz contra tipos resistentes do vírus