A nova razão para as crianças praticarem esporte
Estudo mostra que ao desenvolver a “garra”, essas pessoas podem lidar melhor com desafios e superar fracassos quando adultas
Eis uma boa razão para as crianças praticarem esportes coletivos: podem desenvolver a “garra” que as ajuda a superar desafios quando adultas. É o que sugere um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, publicado na revista Leisure Sciences.
A garra é definida como a combinação de paixão e perseverança, que incentiva as pessoas a atingirem seus objetivos de longo prazo. A nova pesquisa descobriu que os adultos que praticavam esportes quando crianças pontuavam mais alto em uma escala de medida de garra do que os adultos que não jogavam ou que desistiram da atividade.
Os resultados sugerem ainda que as lições aprendidas podem ter um impacto muito positivo. “As crianças que participam de esportes entendem como é lutar à medida que aprendem novas habilidades, superam desafios e se recuperam do fracasso para tentar novamente”, disse Emily Nothnagle, da Universidade Estadual de Ohio e principal autora do estudo. “A coragem que desenvolvem ao praticar esportes pode ajudá-las pelo resto de suas vidas”
Mas nem tudo está perdido para quem não praticaram esportes na infância. “O estudo também descobriu que os adultos que disseram ter participado de esportes durante o ano passado já demonstraram mais coragem do que aqueles que não o fizeram”, afirmou Chris Knoester, coautor da pesquisa e professor de sociologia em Ohio. Antes tarde do que nunca!