A gafe do site do governo brasileiro ao tratar da Síndrome de Down
Governo tratou anomalia congênita como "doença"

Na última segunda-feira, 21, o portal oficial do Governo Brasileiro publicou um texto alertando para o Dia Mundial da Síndrome de Down, uma data criada para promover a inclusão e diminuir o preconceito dos portadores de uma falha no par de cromossomos 21, que apresenta três e não dois exemplares. O dia 21/03 foi escolhido justamente por conta dessa anomalia congênita.
Ao tratar do tema, porém, no quarto parágrafo do texto, a pasta chama a Síndrome de Down incorretamente de “doença”. “A prevalência geral da doença no Brasil, neste período, foi 4,16 por 10 mil nascidos vivos”, diz o site do governo, com base em informações do Ministério da Saúde. Caracterizar corretamente a síndrome é justamente um dos principais pontos para os grupos de defesa dos direitos dessas pessoas.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e irá atualizar essa nota assim que a pasta se manifestar.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)