Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

9 orientações para proteger a saúde na folia

Médicos ensinam a prevenir e tratar os problemas mais comuns antes, durante e depois das festas

Um dos maiores perigos do Carnaval é o consumo da bebida alcoólica em excesso. Além dos prejuízos que o álcool traz ao organismo, há uma série de efeitos indiretos, que vão desde a direção perigosa no trânsito até o sexo sem proteção. Por isso, antes de entrar na folia, há uma série de providências que podem ser tomadas para amenizar os danos provocados pela bebedeira, muito mais graves do que apenas uma ressaca.

Como a moderação é artigo raro durante a festa, tais medidas de precaução antes e durante a folia podem fazer com que o Carnaval, mesmo sendo marcado por excessos, não prejudique a sua saúde. Algumas consequências – apenas algumas – felizmente podem ser tratadas. Confira os conselhos dos médicos aos foliões:

Fontes: Dr. Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Dr. Luís Fernando Correia, chefe de emergência do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, Dra. Márcia Purceli, dermatologista do Hospital Albert Einstein e Dr. Vladimir Schraibman, cirurgião geral do Hospital Albert Einstein