Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

45% dos brasileiros se dizem obesos, mas só 16% fazem dieta

De acordo com pesquisa, 49,4% das pessoas são sedentárias ou praticam exercício menos de uma vez por semana

Quase metade dos brasileiros com mais de 16 anos admite que está acima do peso ideal, mas apenas 16% fazem algum tipo de dieta. Além disso, 49,4% da população é sedentária ou pratica exercício menos de uma vez por semana. Essas são algumas revelações de uma pesquisa do Conecta, plataforma online do Ibope, que entrevistou 1.100 pessoas de todas as regiões e classes sociais do país, entre 6 e 13 de agosto.

Os dados confirmam os levantamentos mais recentes do Ministério da Saúde, que mostram que 50,8% da população brasileira tem obesidade ou sobrepeso. De acordo com o Conecta, 88,7% reconhecem que devem mudar seus hábitos alimentares de forma radical ou moderada.

Leia também:

Cinco dietas de celebridades que devem ser evitadas em 2014

‘Dieta da vovó’ pode ser chave para alimentação saudável​

A contradição, segundo a diretora executiva da empresa, Laure Castelnau, está na pergunta relacionada à dieta. “A pesquisa mostrou que as pessoas, especialmente acima dos 35 anos, sabem que precisam emagrecer, mas poucas tomam uma atitude nesse sentido”, diz. Os indivíduos que decidem reduzir as porções ingeridas ou iniciar a prática de exercícios estão principalmente na classe A. “Nesse grupo, 29% fazem dieta e 13,2% se exercitam todos os dias. São os maiores índices”, afirma Laure.

Regionalidades – Os moradores do Centro-Oeste são os que fazem mais autocríticas em relação ao peso. De acordo com o Conecta, 56,3% se consideram gordos. Na contramão, 41% da população do Sudeste tem a mesma opinião. Já quem mora no Nordeste demonstra mais preocupação médica: 46% procuraram, em algum momento da vida, um médico para tratar obesidade – no Sul, essa taxa é de 28%.

(Com Estadão Conteúdo)