Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

30% dos paulistas na fila do SUS aguardam atendimento há mais de seis meses

Pesquisa mostra que, entre essas pessoas, metade espera há ao menos um ano

Por Da Redação - 12 ago 2014, 19h07

Três em cada dez paulistas que aguardam atendimento na rede pública de saúde estão há mais de seis meses na fila. Entre essas pessoas, metade espera pelo serviço há pelo menos um ano. É o que mostra pesquisa Datafolha encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo foi divulgado nesta terça-feira.

O levantamento, feito com 812 moradores do Estado de São Paulo, aponta que, atualmente, 37% dos entrevistados aguardam por uma consulta, exame ou cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo de espera por atendimento foi o item que recebeu a pior nota dos usuários entre nove aspectos avaliados. Seis em cada dez entrevistados deram notas entre 0 e 4 para o item.

O serviço da rede pública melhor avaliado foi a acesso gratuito a medicamentos. Apenas 27% dos entrevistados deram nota inferior a 4, enquanto 31% disseram que o serviço merece nota de 8 a 10. A pesquisa também mostra que os paulistas avaliam mal a saúde no Brasil. Quase um terço dos entrevistados deu nota zero para o tema.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade