Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quatro causas das ondas de calor que causam mortes no Hemisfério Norte

Em situações de ar comprimido associado a altas temperaturas, correntes de vento não conseguem circular, tornando as ondas de calor mais duradouras

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 16h25 - Publicado em 27 jul 2018, 07h00

– Alta pressão atmosférica
A formação de uma onda de calor, como a que assolou o Japão nos últimos dias matando 50 pessoas, tem início quando uma massa de ar de alta pressão atmosférica chega a uma região, geralmente urbana, mas não se dissipa devido às grandes construções de concreto que absorvem o calor e impedem a movimentação do ar. Formam-se então “ilhas de calor” nas cidades. Devido à alta pressão, o ar se comprime e há o aumento súbito e permanente das temperaturas.

– Menos correntes de ar
Em situações de ar comprimido associado a altas temperaturas, correntes de vento não conseguem circular, tornando as ondas de calor mais duradouras. Em 2018, houve o agravante do enfraquecimento das chamadas “correntes de jato”, que são os principais ventos que circulam nas camadas mais altas da atmosfera e definem as condições climáticas no globo.

– Aumento na temperatura do Atlântico
Observa-se, neste ano, um movimento cíclico, chamado de “oscilação multidecadal do Atlântico”, que eleva a temperatura da superfície do Atlântico Norte a cada década. Com isso, a brisa marinha, que poderia impedir a formação de ondas de calor, acaba tornando-as ainda mais quentes e úmidas.

– Aquecimento global
O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem elevado gradualmente a temperatura da terra, ampliando as condições para a formação de ondas de calor. Quanto mais quente é a superfície em que uma onda dessas se instala, maiores são as chances de o fenômeno atingir temperaturas extremas.

Publicado em VEJA de 1º de agosto de 2018, edição nº 2593

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.