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O desentendimento geral da nação

Nem o contexto geral da imagem nem algum de seus pormenores explicam por que ela viralizou nas redes sociais

Por Diogo Schelp Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jan 2018, 15h19 - Publicado em 5 jan 2018, 06h00

Há um Roland Barthes (1915-1980) em cada internauta brasileiro. O pensador francês teorizou sobre a fotografia e identificou dois elementos estruturais: studium (que remete à moldura sociocultural de uma foto) e punctum (que se refere a aspectos subjetivos que mexem com o espectador). Tomando como exemplo a cena acima, studium pode estar no menino sem camisa e com a água do mar acima dos joelhos que assiste (“encantado”, na descrição do autor do clique, Lucas Landau) à queima de fogos na virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro. Punctum pode ser encontrado na aparente desproteção do menino, sinalizada pelos pulsos cruzados junto à barriga, ou na presença do grupo de pessoas de costas para o garoto. Nem o contexto geral da imagem nem algum de seus pormenores, porém, explicam por que ela viralizou nas redes sociais. Nesse caso, o interesse não estava tanto na foto ou na emoção que ela despertou em cada pessoa que a viu, mas no pandemônio que as diferentes interpretações provocaram na internet. Quem viu ali a marca da exclusão social foi acusado por outros de racismo, por associar um menino negro solitário a pobreza e abandono. Quem criticou a suposta indiferença da multidão pelo menino foi ridicularizado por aqueles que viram apenas amigos posando para selfies. Muitos dos comentários, é claro, vieram recheados de palavrões e ofensas, como manda a etiqueta on-line. Nessa cacofonia digital, pouco importa o que a foto mostra, importa mesmo como a interpretação de uns é julgada por outros. Isso, sim, é um retrato fiel do país hoje. 2018 promete.

Publicado em VEJA de 10 de janeiro de 2018, edição nº 2564

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