Leitor

'Estamos diante de um terrorismo à brasileira', diz Valdomiro Nenevê, de São José dos Pinhais (PR), sobre a reportagem 'Desejo de matar', de 24 de julho

Por Da Redação - 26 jul 2019, 07h00

Assuntos mais comentados

  • Religião e antidepressivos (Página Aberta)
  • Suspensão das investigações sobre Flávio Bolsonaro pelo STF
  • Harmonização facial
  • PSDB e Aécio Neves
  • Alexandre Frota (Amarelas)

Fé e depressão

Tenho na família uma portadora de depressão e concordo plenamente com o depoimento de Sheila Walsh (“Graças a Deus existem antidepressivos”, 24 de julho). É pena que, num país de pouca leitura, não possamos estender o conhecimento do seu texto a outros milhões de brasileiros.
Flaudecy de Oliveira Manhães
Campos dos Goytacazes, RJ

A fé em Deus ou em algo maior é muito importante e ajuda demais o ser humano, inclusive na luta contra suas doenças. No entanto, deixar de tomar os medicamentos prescritos em nome da fé é ignorar o valor da ciência no nosso dia a dia. Deus permite aos seres humanos ter o conhecimento para que o usemos em prol da vida.
Mônica Delfraro David
Campinas, SP

Também tenho depressão, doença que, assim como certas formas de hipertensão e diabetes, é crônica. Sei que até o fim dos meus dias terei de conviver com essa condição. Sem os antidepressivos, essa luta já teria sido perdida. E sim, como a cantora Sheila Walsh, já escutei coisas do tipo “depressão é coisa do diabo”. A depressão tem tratamento. A igno­rância? Nem sempre…
Andréa Monteiro Ramos de Sousa
Andradas, MG


Terrorismo

Estamos diante de um terrorismo à brasileira, cujos extremistas anunciam seus futuros atentados contra autoridades públicas. Ademais, o Brasil já vive sob terrorismo psicológico, nas guerras ideológicas entre direita e esquerda, com ataques verbais e físicos vindos de todos os extre­mos. A liberdade de expressão e de pensamento é vista como uma ameaça, dentro e fora da internet, e qualquer um que discorde de certos pontos de vista já será considerado inimigo em potencial (“Desejo de matar”, 24 de julho).
Valdomiro Nenevê
São José dos Pinhais, PR


O STF e Flávio Bolsonaro

O presidente do STF, Dias Toffoli, solucionou o imbróglio de Flávio Bolsonaro tirando do encalhe um processo de 2017 contra informações do Coaf impetrado por um posto de gasolina de Americana. Toffoli prejudicou todos os processos contra a lavagem de dinheiro da megacorrupção brasileira. A Lava-Jato começou num posto de gasolina e pode terminar em outro (“Alívio momentâneo”, 24 de julho).
Paulo Sergio Arisi
Porto Alegre, RS

Juiz da Suprema Corte, Dias Tof­foli não pode receber uma advertência ou mesmo um cartão amarelo? Ou só lhe cabe distribuí-los monocraticamente?
Hélcio Murad
Santa Rita do Sapucaí, MG


Consultas a distância

O projeto dos hospitais privados de fazer consultas a distância é irresponsável. Que o Conselho Federal de Medicina puna severamente médicos e gestores envolvidos. É lamentável que o conselho seja o mesmo que autorizou a prática e depois voltou atrás por pressão da classe médica (“O futuro já chegou”, 24 de julho).
Raphael Câmara Medeiros Parente
Rio de Janeiro, RJ


Harmonização facial

A busca por longevidade passou dos limites. Harmonização facial e tratamentos contra marcas da idade têm de ser feitos com parcimônia. Quando há exagero, o que era para se tornar mais belo fica lastimável (“A busca da beleza eterna”, 24 de julho).
Ruvin Ber José Singal
São Paulo, SP


Terraplanismo

É incrível a quantidade de pessoas que ainda acreditam que a Terra seja plana. Além da lista apresentada por VEJA — que só se engana ao dizer que no eclipse lunar a sombra da Terra é projetada na face do Sol, quando na verdade é na da Lua —, há que considerar também o bom-­senso em uma época em que céus e mares são cruzados com imensa frequência, chegando-se sempre aos mesmos lugares, “do outro lado do mundo” (“Caso exista alguma dúvida: sim, a Terra é realmente redonda”, A Lista, 24 de julho).
Lamartine Silva Cabral
Aracaju, SE


Abuso sexual na Igreja

Assédio e abusos sexuais cometidos por padres e bispos existem desde sempre. Apenas começaram a ser mais divulgados de uns tempos para cá. Enquanto a Igreja Católica Apostólica Romana insistir no celibato, isso não vai mudar. É uma instituição muito fechada e centralizada. O padre fica longe de seu lugar de origem, não pode constituir família, não pode ter propriedade. A Igreja quer tomar conta, mas não consegue mudar a natureza humana (“Abusos da fé”, 17 de julho).
Antonio Sydney Cocco
Santos, SP


Alexandre Frota O PROVOCADOR – Frota: entrevista em que critica o próprio partido, o PSL, e fala com orgulho do passado de ator pornô

O PROVOCADOR – Frota: entrevista em que critica o próprio partido, o PSL, e fala com orgulho do passado de ator pornô Jefferson Coppola/VEJA

“O deputado federal Alexandre Frota mostrou ser um homem de personalidade forte e sincera, que soube superar com trabalhos honestos seus períodos difíceis de vida.” (“O Jair fala demais”, Páginas Amarelas, 24 de julho)

Iranildo Bastos Brito - Ipiaú, BA

Publicado em VEJA de 31 de julho de 2019, edição nº 2645

Publicidade