Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datas

O cantor e compositor americano de country Glen Campbell morreu no dia 6, aos 79 anos

Morreram

Glen Campbell, cantor e compositor americano de country. Nascido no Estado do Arkansas, um dos polos de seu estilo musical, alavancou a carreira entre as décadas de 60 e 70, quando emplacou vários sucessos, a exemplo do clássico Southern Nights (1977). Entre 1969 e 1972, liderou a própria atração televisiva, intitulada The Glen Campbell Goodtime Hour, levada ao ar pelo canal CBS. Em mais de cinquenta anos de carreira, vendeu 45 milhões de discos. Sua última canção original, I’m Not Gonna Miss You, ganhou o Grammy — na categoria country, naturalmente — em 2015 e disputou o Oscar no mesmo ano — a composição integrou a trilha sonora de um documentário sobre a trajetória artística do próprio Campbell e também sobre sua luta contra o Alzheimer. Dia 8, aos 81 anos, em decorrência de complicações da doença, no Tennessee, Estados Unidos.

Betty Cuthbert – Estrela do atletismo, a australiana ganhou quatro ouros olímpicos (//AFP)

Betty Cuthbert, atleta australiana vencedora de quatro medalhas olímpicas de ouro. Apelidada de “garota dourada”, foi a única pessoa em toda a história do esporte a sair vitoriosa nas provas individuais dos 100, 200 e 400 metros rasos. Betty, que nasceu em Sydney, ganhou notoriedade ao triunfar nos 100 e 200 metros dos Jogos de Melbourne (1956). Na mesma Olimpíada, conquistou outro ouro, na disputa, em equipe, do revezamento 4 x 100 metros. Oito anos depois, em Tóquio, ganharia a prova de 400 metros individual. Dia 6, aos 79 anos, de complicações decorrentes de esclerose múltipla, em Perth, na Austrália.

Haruo Nakajima – O ator japonês encarnou o monstro Godzilla em doze filmes e atuou em produções de Akira Kurosawa (//AP)

Haruo Nakajima, ator japonês que encarnou o monstro God­zilla — um ser assustador que teria ganhado vida após a realização de testes nucleares — em nada menos do que uma dúzia de filmes. O ator, nascido em Yamagata, representava a criatura, que lhe ocupou durante dezoito anos, vestindo uma pesada roupa de borracha. O primeiro longa da série, que influenciaria produções hollywoodianas do gênero, foi lançado nos cinemas em 1954. Nakajima ficou conhecido ainda por atuar nos clássicos Os Sete Samurais (1954) e A Fortaleza Escondida (1958), ambos de Akira Kurosawa (1910-1998). Dia 7, aos 88 anos, de pneumonia, em local não divulgado.

Barbara Cook, atriz e cantora americana, estrela da Broadway. Sua cidade natal era Atlanta, onde iniciou a carreira, mas a fama só chegou com os trabalhos na famosa rua de Nova York, em musicais como Candide (1956). Em 1958, venceu o prêmio Tony, considerado o Oscar do teatro americano, por sua performance em The Music Man. No âmbito pessoal, sua carreira foi marcada pela batalha contra o alcoolismo, o abuso de drogas e a obesidade. Dia 8, aos 89 anos, de insuficiência respiratória, em Nova York.

Publicado em VEJA de 16 de agosto de 2017, edição nº 2543

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do site. Assine agora e tenha acesso ilimitado.

Conheça os planos de assinatura OU

Já é assinante? Faça o login