Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datas

Ex-goleiro da seleção brasileira Waldir Peres morreu no dia 23, aos 66 anos

MORRERAM

Waldir Peres, goleiro titular da seleção brasileira na Copa de 1982 que fez história pelo São Paulo. Em trinta jogos pela seleção, somou 25 vitórias, quatro empates e uma derrota — justamente aquela, inominável, para a Itália de Paolo Rossi, por 3 a 2, que fez o Brasil chorar ao lado de Sócrates, Falcão, Zico e Júnior. Excelente catador de pênaltis, teve seu apogeu em 1981, em uma excursão da equipe canarinho de Telê Santana pela Europa. Numa partida contra a Alemanha, defendeu duas penalidades batidas pelo lateral esquerdo Paul Breitner, que nunca havia perdido uma cobrança em jogos oficiais por seu país. O Brasil venceu por 2 a 1. Com a camisa tricolor do São Paulo, foi campeão brasileiro de 1977. Disputou 617 partidas, recorde que seria batido apenas em 2005 pelo também goleiro Rogério Ceni. Dia 23, aos 66 anos, de infarto, em São Paulo.

DOMINGO AlZUGARAY – Fundador da Editora Três, que publica a revista semanal ‘IstoÉ’

DOMINGO AlZUGARAY – Fundador da Editora Três, que publica a revista semanal ‘IstoÉ’ (Nellie Solitrenick/VEJA)

Domingo Alzugaray, fundador da Editora Três, que publica a revista semanal IstoÉ. Argentino naturalizado brasileiro, dono de uma agradável prosa, sempre muito afável, trabalhou como ator de fotonovelas — e foi por meio delas que, no fim dos anos 60, chegou à Editora Abril, convidado a dirigir as publicações desse gênero. O bom desempenho o levou a ser diretor comercial da Abril, cargo que deixaria em 1972 para fundar a própria empresa. Dia 24, aos 84 anos, de causa não divulgada, em São Paulo.

Charlie Gard, o bebê de 11 meses que sofria de uma grave doença de origem genética e foi pivô de uma comovente batalha judicial. Os pais do menino queriam transferi-lo de um hospital londrino para um tratamento experimental nos EUA, mas perderam a batalha. Na quinta-feira 27, a Justiça britânica decidiu pelo desligamento dos aparelhos. No dia seguinte, Charlie morreu.

CONQUISTOU

Etiene Medeiros – A primeira brasileira a levar a medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos

Etiene Medeiros – A primeira brasileira a levar a medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos (Michael Sohn/AP)

a medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos a pernambucana Etiene Medeiros, de 26 anos. É a primeira brasileira campeã no principal torneio de piscina longa. Ganhou a prova de 50 metros nado costas com uma diferença de apenas 1 centésimo para a segunda colocada (cravou 27 segundos e 14 centésimos). A prova não faz parte do calendário olímpico. Dia 27, em Budapeste, na Hungria.

CONCEDIDO

a Dorrit Harazim, colunista de O Globo, o Prêmio Maria Moors Cabot, a mais antiga láurea do jornalismo mundial, da Universidade de Colúmbia. No comunicado sobre a premiação, Dorrit foi descrita como “talentosa contadora de histórias” e “responsável por grandes contribuições ao jornalismo nas Américas”. Em mais de cinquenta anos de carreira, ela acompanhou, então como profissional de VEJA, o golpe de Estado no Chile, em 1973, e as guerras do Vietnã e do Camboja, entre outros grandes eventos históricos. Dia 21, em Nova York.

Publicado em VEJA de 2 de agosto de 2017, edição nº 2541