Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Salada de arroz selvagem

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo Para comer em três dias
  • Rendimento 6 porções
  • Testada e aprovada

Bastante consumido pelos indígenas da América do Norte, o arroz selvagem é uma ótima alternativa ao tradicional arroz branco de todos os dias. Isso porque ele possui o dobro de proteínas da versão integral (ainda mais saudável que o branco), e o seu nível de antioxidantes é 30 vezes maior do que o do tipo mais comum. Nesta receita de salada, os grãos não são cozidos, mas germinados — ou seja, passam de dois a três dias de molho em água. Esse processo faz com que os nutrientes cheguem até a triplicar.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes
Modo de preparo

1. Lave bem o arroz, coloque os grãos em um pote transparente e cubra com o dobro de água. Reserve por 12 horas em temperatura ambiente.


2. Escorra o arroz, troque a água e coloque na geladeira. Repita o processo a cada 12 horas, voltando sempre ao refrigerador, por 3 dias. Os grãos ficarão macios, alguns brancos, outros marrons e outros vão “estourar” e ficar arredondados.


3. Lave o arroz, escorra e reserve.


4. Numa tigela misture a salsinha, a hortelã, a cebolinha, a abobrinha, as sementes de girassol e as amêndoas. Adicione o arroz e misture bem. Reserve.


5. Prepare o molho. No liquidificador bata o azeite, o vinagre, o suco de limão, as cebolinhas-francesas, o gengibre, o sal e o agave. Misture até que fique homogêneo.


6. Adicione o molho ao arroz e sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Informações nutricionais