Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Rugbrod: o pão de grãos da Escandinávia

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo Para comer só amanhã
  • Rendimento 2 pães
  • Testada e aprovada

Este pão típico da Dinamarca é tão rico em sabor quanto em nutrientes. De textura densa, úmido e de sabor marcante, é muito consumido na Escandinávia com salmão defumado, manteiga, mel e queijos neutros. Fácil de fazer, requer apenas tempo, já que a massa precisa ser fermentada por, no mínimo, 24 horas. Para torná-lo vegano basta substituir o leite comum pelo vegetal e usar uma cerveja produzida sem nenhum ingrediente de origem animal. Também é possível substituir a bebida por água.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes
Modo de preparo

1. Numa tigela, misture a água com o fermento e o açúcar e cubra por 10 minutos até que a mistura espume. Numa outra tigela, adicione o leite morno e o suco de limão e reserve.


2. Misture os ingredientes secos na tigela da batedeira. Adicione as misturas de fermento, de leite e a cerveja. Misture.


3. Com o batedor tipo gancho, bata a mistura por 10 minutos em baixa velocidade. A massa ficará bem grudenta e sem forma. Na mão este processo pode demorar até o dobro do tempo.


4. Coloque a massa numa tigela grande, onde ela tenha espaço para crescer. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 24 a 48 horas.


5. Quando a massa já tiver fermentada, preaqueça o forno a 180oC e cubra duas formas para pão com papel manteiga.


6. Transfira a massa para as formas de pão. Pincele um pouco de água sobre ela e polvilhe a aveia.


7. Leve ao forno a 180oC por cerca de uma hora e 40 minutos ou duas horas, até que o centro do pão esteja cozido. Para quem usar um termômetro culinário, a temperatura do centro deve estar a 96oC.


8. Deixe amornar por cinco minutos antes de desenformar. Espere esfriar por completo para fatiar.

Informações nutricionais