Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

O básico perfeito: risoto de funghi

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo 1 hora e 30 minutos
  • Rendimento 5 porções
  • Testada e aprovada

Ao contrário do que muitos imaginam, fazer um bom risoto é simples. Algumas dicas, porém, devem ser seguidas para que ele fique suculento. O arroz usado deve ser do tipo arbóreo ou carnaroli, que são mais ricos em amido e garantem a cremosidade característica à receita. É necessário mexer durante todo o preparo para que os grãos liberem ainda mais a substância. Mas cuidado para não cozinhar demais e acabar com uma papa. O ponto correto é quando o arroz estiver al dente, ou seja, no meio do caminho entre duro e mole. A manteiga e o queijo parmesão ralado adicionados no final da preparação dão brilho e ainda mais cremosidade ao prato.

NOTAS DA COZINHA - Risoto cremoso de funghi

(Heitor Feitosa/VEJA)

 

Ingredientes
Modo de preparo

1. Lave bem o funghi seco para tirar qualquer resíduo.


2. Deixe os cogumelos de molho em um litro de água quente por cerca de uma hora. Depois de hidratados, tire-os da água e reserve. Coloque o líquido em uma panela e leve ao fogo baixo.


3. Em uma panela grande refogue a cebola em 50 gramas de manteiga, em fogo alto, até que ela fique translúcida. Adicione o arroz e refogue por cerca de dois minutos.


4. Acrescente o vinho e deixe a bebida evaporar.


5. Abaixe o fogo para médio, coloque os cogumelos e comece a adicionar o líquido que estava no fogo baixo aos poucos: despeje uma ou duas conchas do caldo e mexa sem parar até que ele seja quase totalmente absorvido. Repita o processo até que o arroz esteja cozido, o que deve demorar cerca de 25 minutos. Não deixe que ele fique com pouco líquido no final, pois o risoto naturalmente irá secar depois de sair do fogo.


6. Retire a panela do fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo ralado na hora. Misture bem. Acerte o sal e a pimenta e sirva.

Informações nutricionais