Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

O básico perfeito: bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo 1 hora
  • Rendimento 10 porções
  • Testada e aprovada

Esta receita de bolo de chocolate tem dois truques para deixá-lo úmido e aerado. O primeiro é o uso de óleo no lugar da manteiga. Isso vai garantir uma massa menos ressecada, já que quanto mais líquida for a gordura em temperatura ambiente, mais umidade ela dará ao quitute, pois não voltará a endurecer ao sair do forno. A outra dica é usar água quente, o que ativará imediatamente o fermento, deixando a massa mais fofa. O chocolate pode ser substituído por cacau em pó para obter um sabor mais intenso. A cobertura é simples de fazer: um brigadeiro em ponto mole que recobre todo o bolo (ela também pode fazer as vezes de recheio).

Ingredientes
Modo de preparo

1. Unte com manteiga uma forma de furo no meio e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.


2. Preaqueça o forno a 180 graus.


3. Prepare o bolo. Bata os ovos com o óleo na batedeira até formar uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e bata até misturar bem. Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Bata bem.


4. Ferva a água e, com cuidado, adicione-a à mistura. Bata até que a massa esteja lisa.


5. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno, a 180 graus, por cerca de 40 a 45 minutos (faça o teste para ter certeza de que está assado: espete um palito, se ele sair seco significa que o bolo esta pronto). Tire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.


6. Prepare a cobertura. Numa panela junte o leite condensado, o leite, a manteiga, a baunilha, o sal e o chocolate em pó e misture em fogo médio, até que atinja a consistência desejada. Ela não deve ficar nem muito líquida nem muito grossa para poder cobrir o bolo.


7. Quando a cobertura já estiver morna, despeje sobre o bolo e decore com o chocolate granulado.

Informações nutricionais